“Um espaço para se beber um café ou uma cerveja, num ambiente jovem, de carácter intelectual, vanguardista.”
Localizado no bairro de Letna, o BioOko é um cinema dedicado à projecção de filmes independentes e de documentários de qualidade.
Se não sabe checo, não coloque de lado a ideia de assistir aqui a um filme, porque é frequente a exibição de películas com legendas em inglês (e no caso de filmes originalmente em inglês, não existe dobragem). E se não gostar do filme? Nem, só o ambiente – incluindo um mítico Trabant colocado no interior da sala e de dentro do qual se pode assistir à projecção – é capaz de valer a pena. E depois, os preços são quase simbólicos. Em média, 100 CZK, que é como quem diz, menos de 4 Euros.
Seja como for, poderá dar uma vista de olhos no website oficial do BioOko antes da sua partida para Praga: http://www.biooko.net/en. Aqui poderá mesmo comprar os seus bilhetes em adiantado, consultando toda a informação detalhada sobre o filme ou evento em questão.
Mas o Bio Oko vale muito pelo ambiente. Reconheço que tendo vivido ao virar da esquina durante um par de anos me habituei a parar aqui para uma bebida no regresso a casa. Lembro-me de quando ouvi falar português, e descobri um grupo de estudantes angolanos que, pelo que soube depois, costumava também passar por ali.
Pela negativa? Por vezes encerra um pouco antes do que gostaríamos. Se tiver fome não será o melhor local para estar, apesar dos “snacks” geralmente disponíveis. Como é evidente, existe Wi-Fi disponível.
Em suma, um espaço para se beber um café ou uma cerveja, num ambiente jovem, de carácter intelectual, vanguardista.
Como Ir: Não está propriamente no centro de Praga, pelo menos naquele centro que os turistas conhecem. Mas não é complicado chegar-se aqui, mesmo a pé, a partir do rio. Muitos viajantes fazem questão de dar um passeio até ao parque Letna, e o BioOko, por assim dizer, encontra-se mesmo por detrás. Se se preferir utilizar os transportes públicos, nada mais simples: qualquer eléctrico que pare em Kamenická (1, 8, 12, 25, 26 – 51, 56) servirá. A partir dali são 100 ou 200 metros até ao BioOko. A morada é Františka Křížka 15.