Actualização: deixaram de servir comida neste estabelecimento. Agora só bebidas.
Um dia fui convidado por um amigo para almoçar e foi aqui que me trouxe. Segundo as suas palavras, uma pérola escondida, um verdadeiro restaurante checo com boa comida a baixos preços. Aquela primeira almoçarada foi memorável. Seguiu-se outra, um ano depois. E nesse dia decidimos que faríamos daquilo um costume e todos os anos almoçaríamos juntos no Na Dvorku.
Bem localizado, mas devidamente afastado da confusão das massas de turistas, este pequeno restaurante é um símbolo de uma forma de vida local. Na realidade, como tantas vezes sucede por estas paragens, é complicado defini-lo: será mesmo um restaurante? Ou será antes um pub? Restaurace ou hostinec? Irrelevante. O que importa é que se come e se bebe. Basicamente a qualquer hora.
A morada do estabelecimento é Arbesovo Namesti, 1. Chega-se facilmente, a pé ou de eléctrico, sendo que neste caso deverá apanhar o 6, 9, 12 ou 20. Em suma, localiza-se na margem esquerda do Vltava, a oposta à da praça antiga, sensivelmente em frente à famosa Casa Dançante. Coordenadas: 50° 4.546’N 14° 24.351’E.
Como estabelecimento tipicamente checo que é, não espera ali grandes sorrisos, apesar de algum do pessoal ser moderadamente simpático. Espantosamente existem menús em inglês, que podem ser solicitados. Anglisky, é a palavra. Inglês.
Por esta altura pode ir pedindo logo a cerveja. Pivo. As marcas estão sempre a mudar, recentemente o Na Dvorku tem servido Kozel. E depois é estudar o menu. Há imensa coisa, mas o meu prato favorito é o belo naco de carne de porco, bem passado, tostado até, envolvido em bacon e servido com uma generosa porção de molho de groselha. Para acompanhar, como quase sempre acontece, o cliente poderá escolher um ou mais acompanhamentos, pagos à parte, claro.
Quando o prato surge é um gosto de ver. Espantosamente bem arranjado, para um local tão rústico, os olhos comem primeiro e só depois saboreamos o belo cozinhado. Pode ir encomendando cervejas, que não haverá rombo na carteira. Tudo aqui é barato. Muito. Espere pagar o correspondente a 8 Eur pelo prato, acompanhamento e um par de canecas grandes de cerveja. Certamente não sairá com vontade de comer nas próximas horas. Simplesmente adoro! Tudo… o ambiente natural e genuíno, os preços, a comida.
Como Ir: Chega-se facilmente, a pé ou de eléctrico, sendo que neste caso deverá apanhar o 6, 9, 12 ou 20. Em suma, localiza-se na margem esquerda do Vltava, a oposta à da praça antiga, sensivelmente em frente à famosa Casa Dançante. Coordenadas: 50° 4.546’N 14° 24.351’E.
Quanto Custa: Muito Pouco.
Quando Ir: Durante o dia, por exemplo, ao fim da tarde.
Contactos: Restaurace Na Dvorku, Arbesovo Namesti 1
Olá Ricardo,
Obrigada por este site fantástico, é interessante e bastante útil.
Gostava de pedir a tua ajuda em relação à restauração. Sou intolerante à lactose e pelo que vi não devo ter grandes problemas (não contando com os doces claro), mas gostava de ter mais certezas, por exemplo, sabes dizer-me se eu for a um restaurante e explicar eles vão perceber? São acessíveis nesse aspecto ou é melhor nem tentar?
Obrigada.
Joana
Tolerância e paciência não são, na generalidade, caracteristicas dos checos. Claro que há excepções, mas é melhor não contares com isso à partida.
Obrigada Ricardo! Vou ter isso em conta.