O Legendy é um motor show ou um salão auto de dimensões consideráveis e em 2017 teve a sua quarta edição. Ocorre agora todos os anos, na primeira metade de Junho, e se é maluquinho por carros e quer ver se na sua próxima visita a Praga tem oportunidade de ver o Legendy, verifique o website oficial, infelizmente só em checo, mas deve dar para perceber as datas: www.legendy.cz.
Os ingressos são comprados no local, por um valor um pouco elevado para o que é praticado na República Checa, mas suponho que para quem tem de facto interesse em carros vale a pena porque há muito para ver. Em 2017 o bilhete custava 500 CZK, cerca de 18 Euros.
E já agora, qual é o local? Esta parte fará um sorriso surgir em muitas faces: o Legendy tem lugar no principal hospício do país, sobre o qual já escrevi um artigo, porque de facto é um local muito agradável para passear um pouco: Bohnice. Fica um pouco fora de mão, e a melhor forma de lá chegar é indo de metro até Kobylisy (linha vermelha) e de lá encontrar a paragem de autocarros certa (como estas coisas são um pouco dinâmicas, o melhor será investigar na altura).
Estas coisas nunca são exactamente iguais, por isso peço que tome a minha descrição como uma experiência individual, vivida na edição de 2017.
Entra-se e encontra-se grupos de meninas que vendem coisas adicionais, de entre as quais destaco um mapa da área do evento que dá bastante jeito mas… lá se vão mais 50 CZK. Com esta organização é sempre a facturar.
A exposição tem imensos temas. As grandes marcas de luxo estão presentes em força: Mercedes, Ferrari, Lamborghini, Maserati. Há áreas de exposição por países, onde se encontram carros de várias gerações produzidos em Itália, França, Alemanha, Reino Unido. E, claro, as marcas Checas, muito bem representadas, com belos exemplares que contam a história da indústria automóvel na antiga Checoslováquia e mesmo do período anterior, quando estas terras pertenciam ao Império Austro-húngaro.
Dentro desta temática podem-se visitar antigas ambulâncias, carros de polícia dos tempos do Comunismo, autocarros dos anos 50.
Há uma zona para Todo-o-Terreno e uma cena de motas, um espaço para viaturas do Paris-Dakar e uma participação do Clube Vespa. No sector dedicado aos carros norte-americanos toca música adequada, clássicos dos anos 50 e 60, que enquadram os belos Ford Mustang e os “trucks” clássicos.
Existe uma pista de motocross, um circuito TT e um trecho dos caminhos asfaltados do complexo hospitalar reservado para os eventos automobilísticos que têm lugar ao longo dos dois dias que dura o evento.
Para a festa ser completa não faltam os comes e bebes, muitos e com propostas bem interessantes. E jogos, para os mais pequenos e não só, como os matraquilhos humanos e os tanques de guerra em miniatura que os miúdos podem conduzir.
Para quem gosta mesmo destas coisas, há com que se manter entretido durante todo o dia, mas para as pessoas comuns umas quantas horas serão suficientes para visitar a exposição, mas serão horas bem passadas.