Amar Praga e a República Checa assim como o seu povo, é um privilégio e uma honra. Em sua homenagem e para partilhar o que aprendo, o que vejo, o que sei, decidi criar este projecto. Espero que goste.
O meu nome é Ricardo Ribeiro, tenho quarenta e tal anos, e sou o seu criador. O seu objectivo é auxiliar todos aqueles que se dispõem a visitar Praga.
As suas raízes mais profundas terão origem em 2005, quando visitei Praga pela primeira vez e me apaixonei pela cidade, pelo país e pelo povo Checo.
Daí em diante foi aproveitar todos os dinheirinhos e tempo disponível para regressar, uma e outra vez, até que a ideia de me mudar, pelo menos parcialmente, para esta grande cidade começou a ganhar forma.
Esse passo veio de facto a ser dado em 2007, e desde então a minha vivência em Praga tem-se caracterizado por uma riqueza sem fim, num quotidiano de exploração e descoberta. Sendo webdesigner profissional (se aprecia o meu trabalho e está a precisar de um site a sério…) a ideia de criar uma página de Internet dedicada a Praga em língua Portuguesa teria que surgir mais cedo ou mais tarde.
Depois de um par de falsos arranques, gorados por falta de tempo e de motivação, nasceu finalmente, com toda a pujança, esta Visitar Praga. Estávamos em Julho de 2009.
Todos os textos publicados em Visitar Praga são da minha autoria, assim como as imagens que acompanham os artigos (com algumas excepções no que toca a artigos dedicados a estabelecimentos comerciais) e que fazem parte das galerias de imagens em exposição. Pretendo partilhar toda a minha experiência como habitante honorário de Praga, e as informações disponibilizadas são por isso algo subjectivas, e por vezes estarão desactualizadas, uma vez que na maior parte dos casos reflectem uma experiência localizada no tempo.
Os conteúdos são publicados em continuidade, com uns quantos novos textos e actualizações quando aparece inspiração e disponibilidade. Alguns são redigidos practicamente de memória, outros, reportam experiências recentes enquanto algumas das matérias envolvem um trabalho de pesquisa mais ou menos profundo.
Se tiver alguma dúvida relativa a Praga, sinta-se à vontade para me contactar.