“A escavação começou em 1949, um ano após a tomada do poder por parte dos Comunistas, e dois anos depois tudo estava pronto para a inauguração.”
Karlin é um dos bairros trendy de Praga. Nas suas ruas principais encontram-se restaurantes e cafés cheios de charme, há ginásios, galerias de arte. É cada vez mais um bairro de preferência para uma certa classe média alta e para residentes estrangeiros. Mas nem sempre foi assim…
Em meados do século XX Karlin era uma zona industrial, estrangulada entre o rio Vltava e a colina de Vitkov onde se encontra o enorme monumento em honra de Zizka. Do outro lado desse monte encontrava-se o bairro de Zizkov, proletário, densamente povoado, fornecendo mão-de-obra para o tecido fabril de Karlin.
Mas aquela maldita colina era um problema para as pessoas. Havia que a subir e depois descer, ou então usar o eléctrico e ir à volta. Uma e outra solução implicavam uma considerável perda de tempo.
Já desde os tempos da Primeira República (1918-1938) existia um projecto para a construção de um túnel que permitisse aos habitantes destes bairros circular de uma forma mais prática. Mas a verdade é que as ideias nunca se transformaram em realidade.
Foi apenas depois da Primeira Guerra Mundial que se iniciaram os trabalhos de abertura da passagem. A escavação começou em 1949, um ano após a tomada do poder por parte dos Comunistas, e dois anos depois tudo estava pronto para a inauguração.
Os trabalhos foram levados a cabo pela empresa estatal Baraba, recentemente nacionalizada. Para além da evidente utilidade para o trânsito de pessoas, o túnel serviria como abrigo em caso de bombardeamento da cidade e existiam planos para o ampliar com vias para veículos motorizados o que nunca chegou a suceder.
Abriu a 19 de Dezembro de 1953, dois anos depois da conclusão efectiva das obras, com grande festa, especialmente do lado de Zizkov onde, a crer nos registos fotográficos da época, se concentraram vastas centenas de populares.
Hoje em dia continua a cumprir a sua tarefa. Todos os dias é atravessado por centenas de transeuntes que circulam entre os dois bairros de Praga, ultrapassando os cerca de 300 metros do percurso subterrâneo. Está aberto permanentemente, mas há que reconhecer que se torna um pouco ameaçador à noite. Contudo não é considerado um local perigoso pelos habitantes locais.
Há algumas alterações em relação ao cenário de 1953. No lado de Zizkov existia uma bela praça – Tachovské namesti – que desapareceu, enquanto praça, em 1954. Já do lado de Karlin, as coisas mantêm-se basicamente iguais.
Para quem visita Praga este é um local à margem dos grandes atractivos da capital checa. Mas Zizkov não deixa de ser uma zona interessante, distinguindo-se, segundo se diz, como o bairro com mais bares por quilómetro quadrado do Mundo. Poderá talvez encontrar um pouco de tempo para caminhar um pouco por aqui e para atravessar o histórico túnel, explorando Karlin e terminando o passeio numa das estações de metro – linha amarela – que se encontram por ali.
Como ir: O mais simples é usar a linha de metro amarela e sair em Křižíkova. É mesmo por detrás da estação.