“O jardim de Vrtba é considerado o mais belo jardim barroco a norte dos Alpes”

O jardim de Vrtba parecem esconder-se do visitante. Mas eu vou denunciar o seu paradeiro: rua Karmelitská, número 25. Se observar um mapa até encontrar a rua que referi, ficará espantado pela localização do jardim, de forma discreta, quase impossível de encontrar para o viajante casual. É preciso saber-se ao que se vai, manter a atenção nos números das portas, para dar com o jardim de Vrtba.

Estávamos no início do século XVIII quando František Maxmilián Kaňka foi contratado para renovar o palácio do conde de Vrtba, Jan Josef. Concluidos os trabalhos no edifício, o arquitecto idealizou os jardins, que hoje podemos visitar, seguindo o estilo Barroco de influência italiana, com a construção de patamares, decorados com estatuária de Matyáš Bernard Braun dedicada à temática mitologia romana. Apesar da manifesta influência estrangeira, nota-se uma adaptação aos valores estéticos locais, aquilo a que chamaremos de Barroco Checo.

A localização do jardim de Vrtba, no início da encosta de Petrin, permite-lhe oferecer, do seu socalco mais elevado, vistas privilegiadas sobre o bairro que o envolve, o belo Mala Strana.

Depois de longas obras de reclassificação, que decorreram entre 1990 e 1998, o jardim encontra-se actualmente aberto ao público (contudo, apenas é possível visitá-lo durante os meses mais quentes do ano, entre Abril e Outubro), sendo propriedade da cidade de Praga, apesar de ser explorado por uma empresa privada, que organiza ali espectáculos privados, casamentos e actividades para empresas. Está classificado pela UNESCO na classe 1 da lista de património mundial.

Website:  Vrtbovská Zahrada.

Quanto Custa: 65 CZK / 2,50 EUR.

Quando Ir:  Aberto de Abril a Maio, das 10 às 17 horas.

Ricardo Ribeiro viveu durante três anos em Praga, apenas pelo amor à cidade e um dia decidiu criar um website dedicado à sua paixão. Actualmente mantém os fortes laços emocionais e sociais com Praga e passa alguns meses por ano por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here