Decidi entrevistar aqui o Lukas, um guia de Praga que fala português, que aprendeu a língua no Instituto Camões da República Tcheca e passou a ser fluente na nossa língua.
Se o quiser contactar, depois de ler, o Lukáš Lukas está no website visita-praga.eu ou no Facebook. Pode contar com a sua companhia com preços desde 30 Eur por hora, com encontro no seu hotel e regresso. Será de certo um bom guia turístico em Praga para si! Fale com ele, pergunte-lhe que city tours em Praga lhe aconselha. Certamente que encontrará um passeio guiado por Praga que lhe agrade.
Lukáš Luňák nasceu em Praga no ano de 1981. Das emoções da Revolução de Veludo guarda apenas vagas memórias. Entretanto, cresceu brincando pelas ruas de Praga, uma outra Praga, não a que conhecemos hoje, repleta de turistas, mas uma cidade mais pobre, mais pacata, mais auêntica. Com o tempo o menino fez-se um homem, quis viajar, correr e ver mundo. Passou pela Austrália e Nova Zelândia, Peru e Cuba… Portugal. Já tinha trabalhado como guia para o Turismo da República Checa, mas em 2007 decidiu arriscar-se e lançar-se na aventura do trabalho por conta própria. Desejava partilhar os seus conhecimentos de história e de arte com os vindouros clientes. A sua vocação fica bem expressa no feedback que tem recebido: no Trip Advisor, das doze avaliações deixadas por clientes, 100% são de cinco estrelas. É este homem que hoje vamos entrevistar.
P. – Lukáš, começaste a trabalhar como guia turistico independente em 2008. Quando e como te decidiste a avançar com isto de ser guia de Praga?
R. – Comecei por estudar História da Arte e Comunicação Social. Depois, mesmo antes de me tornar um guia de Praga trabalhei para o Turismo da República Checa, viajei à Austrália, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Cuba… fiz isto durante cinco anos.
P. – Não receaste entrar num mercado que se encontra altamente saturado? Quer dizer, existem centenas, senão milhares de guias e de empresas relacionados com o turismo em Praga.
R. – Para turistas de língua portuguesa existem apenas cerca de vinte guias, e sou um dos melhores, 99% dos clientes ficam satisfeitos e acabam por regressar.
P. – Quais são as diferenças entre o que pensaste que seria ser um guia e o que na realidade fazes enquanto guia?
R. – Adoro ser guia, mas às vezes é complicado ser-se um bom gestor do negócio e um bom guia ao mesmo tempo.
P. – Neste momento estás habilitado a conduzir um grupo de pessoas de língua portuguesa… como é que isto aconteceu? Porque é que decidiste aprender português e não outra língua como, por exemplo, alemão, holandês ou russo?
R. – Agrada-me a mentalidade dos portugueses e dos brasileiros. São gente simpática, amistosa. Enfim, para dizer a verdade gosto da cultura portuguesa de forma geral… filmes, música, literatura…
P. – Qual é o teu passeio favorito em Praha. Não estou a perguntar qual achas que é o mais interessante para os visitantes, mas sim para ti… e porquê?
R. – Gosto do passeio de gastronomia e cerveja. Agrada-me comer e beber e observar a expressão das pessoas a iluminar-se de felicidade quando experimentam alguma comida e bebidas.
P. – Queres partilhar com os nossos leitores um segredo de Praga, um local onde gostes de ir apenas pelo prazer de lá ir, se calhar até bem afastado do centro?
R. – O meu local favorito é Vysehrad, e a seguir vêm os parques…. Letna, Stromovka, Divoka Sarka.
P. – Para terminar, diz-me cinco grandes razões para os nossos leitores virem conhecer Praga?
R. – Ok… primeiro, já viajei por essa Europa toda, mas Praga é ainda a cidade mais bonita que já vi; segundo, a História que se sente em Praga; terceiro, a riqueza arquitectónica, do românico ao gótico, do barroco à art nouveau, a art deco; quarto, a qualidade da comida e das bebidas associadas a preços agradáveis; as pessoas de Praga.
Pode contactar o Lukáš Lukas visitando o seu website em visita-praga.eu ou no Facebook. Pode contar com a sua companhia com preços desde 30 Eur por hora, com encontro no seu hotel e companhia de volta. O Lukáš fala uma forma de português que se encontra entre o idioma de Portugal e o do Brasil, tendo tido professores e formadores dos dois países. Já agora fica aqui também o seu video de apresentação:
Prezado Lukas
Em julho eu irei à Praga com minha esposa e filha (7 anos). E gostaria de saber se há necessidade de comprar o Praga Card para minha filha. Eu vou comprar um para mim e outro para minha esposa.
Att,
Sergio Henrique
Caro Sérgio,
Como é explicito no site o Lukas é patrocinador do projeto, mas não tem qualquer outro envolvimento. Tanto quanto sei a sua filha precisará de um Praga Card para criança, uma vez que este cobre as crianças dos 6 aos 16 anos, grupo no qual se inclui a sua filha.
Ricardo Ribeiro
Boa tarde,
Gostaria de informação para contratação de um guia em Praga (fomos muito recomendadas para o Lucas)
Sera agora do dia 07 de junho a 10 de junho. Somos 4 adultos.
Obrigada e aguardamos orientação. Caso ele não possua disponibilidade, pode nos indicar outro.
Juliana
Preciso de guia em liga portuguesa, para grupo de 8 pessoas em 30/12/15
Estaremos de Van
Qual o valor?
Lukas é um guia fantástico. Profissional, educado, gentil, atencioso e conhecedor profundo dr Praha. Foi maravilhoso conhecer essa bela cidade com ele. Rodolpho Britto – Rio de Janeiro-Brasil
Ótima dica! A gastronomia local e genuína é importante…acho que vamos contactar Lukas…nada como quem sabe para conhecer a verdadeira gastronomia.